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O LAVRADOR DE CAFÉ - CÂNDIDO PORTINARI (1934) |

As mudanças na área educacional, visando suprir uma demanda tecnológica, descartaram a nova formatação social emergente: a Sociedade do Conhecimento. O professor Paulo Yazigi Sabbag (da Fundação Getúlio Vargas, autor de “Espirais do Conhecimento: Ativando indivíduos, Grupos e Organizações”) pondera: “Nessa nova sociedade, o maior valor é atribuído não à informação em si, mas à capacidade de um profissional de comunicá-la e de usá-la para a aplicação e o avanço do conhecimento e à capacidade de uma empresa de acumular capital intelectual”. Os futuristas que, no início do século passado, deram o “pontapé inicial” a essas mudanças ficariam, sem dúvida, “boquiaberta” frente à velocidade do mundo contemporâneo, principalmente, na produção de conhecimento (científico) em parceria com as novas tecnologias que, tornam o planeta minúsculo, quebrando fronteiras numa comunicação instantânea, num vaivém de informações: conhecimentos e culturas.
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OPERÁRIOS - TARSILA DO AMARAL (1933) |
Enfim, diante destas perspectivas, preza-se por mudanças no âmbito educacional, tanto nos espaços físicos – escolas (com a inserção de mais aparatos tecnológicos) quanto no desenho curricular (dando um caráter mais transdiciplinar e produtivo) e, sobretudo, na formação dos educadores que atuam e/ou preparam-se para atuar neste setor. Se a compreensão e produção de conhecimentos não forem valorizadas na educação formal não poderemos redimensionar a sociedade a uma formatação satisfatória, menos marginalizadora, catastrófica e excludente.
Olá amigo, certamente somos conhecedores desse cenário, no entanto, muitas vezes não temos o "compromisso" em realizar leituras que permitam um olhar reflexivo mas apurado, principalmente quando essa leitura remonta fatos históricos tão batidos, porém, esse fichamento com base no texto original, permite-nos uma leitura rápida e reflexiva num entendimento imediato...
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa... tenho dedo de percela... )rs) Francisco Oliveira.