Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

UMA CIDADE ENFEZADA...

É isso mesmo... Capanema é uma cidade enfezada. E não me refiro aos infindos colóquios sobre políticas públicas, ou melhor: POLITICAGEM (De novo não!!!)... Até porque, as discussões acerca dessas questões não se limitam aos bares, comércios, feiras, restaurantes, salões de beleza, oficinas mecânicas, esquinas da vida etc. etc. etc., ecoam além do espaço geográfico que constitui o “Mato Azarado”... Digo isso não por ser, exclusivamente, do contra, muito menos por questões partidárias, pessoais. Todavia, já presenciei/assisti/ouvi nos municípios vizinhos, muitos comentários enfezados sobre a politicagem no nosso município. Basta pegar um táxi de qualquer lugar do nordeste paraense com destino à essas terras panemas para constatar... A primeira pauta da conversa: a POLITICAGEM de Capanema... Eita terra sem sorte!!!! 

GOOGLE IMAGENS
Contudo, quero discorrer sobre o que deixa as ruas de Capanema e os transeuntes/pedestres, realmente, enfezados. Quem caminha diariamente pelas principais vias da nossa cidade sabe muito bem do que se trata: das FEZES que ornam e deixam um odor nada agradável pelas ruas... Deve-se olhar bem por onde se anda, ou é quase impossível não ficar ENFEZADO (metafórica e literalmente falando). FEZES à vista!!!! Elas estão por toda parte e no plural: nas calçadas, no meio da rua... Quem opta por andar pelas calçadas tem de desviar das FEZES do “melhor amigo do homem”. Ao atravessar as ruas deve tomar cuidado com as dos cavalos... Sorte se elas estiverem no estado de húmus: sequinhas... Nesse caso dá até para sair ileso, menos ENFEZADO.

GOOGLE IMAGENS
Apesar de ter caído em desuso, FEZ é o singular de FEZES (Desculpe-me o leitor por tratar de um assunto tão escatológico. Tape as narinas... imagine que está andando pelas ruas da cidade). De qualquer forma, não daria para usar o vocábulo no singular ao referir-se às ruas de nossa cidade. Já ENFEZAR é ação de recobrir, encher, alguém/algo com FEZES. É o que acontece com muitos dos que necessitam andar pelas ruas da ENFEZADA Capanema... Alguns etimólogos explicam que a origem da palavra ENFEZADO se dá à época da escravidão declarada. Os escravos eram obrigados, claro, a carregar baldes cheios de fezes dos seus senhores para despejar nos rios... No traslado, ficavam ENFEZADOS, cheios de fezes, pois os baldes transbordavam – haja estômago...
 
GOOGLE IMAGENS
Outro dia, resolvi fazer um programa diferenciado com a família. Sugeri que fôssemos à praça (E os senhores sabem que não temos muitas opções. A Belle Époque foi injusta com os capanemenses). Escolhemos a “Praça dos Lions”. Nosso intuito era ter um momento de lazer, diversão, nada mais... As crianças, animadas, levaram os patinetes e os patins. Resultado: voltamos para casa, literalmente, ENFEZADOS... A praça estava totalmente ornada com FEZES de cachorro, dava para carregar em baldes. Não preciso narrar o que aconteceu no decorrer da brincadeira, nem descrever o estado dos brinquedos e dos usuários. O momento de relax (Com o perdão da palavra) terminou em... MERDA!!!! (No sentido que preferirem).

5 comentários:

  1. A praça onde as madames levam seus cachorrinhos para fazerem as necessidades fisiológicas, hahahaha só podia dar nisso mesmo "rsrsr".
    Tomara que um dia alguém tome consciência para não deixar mais famílias ENFEZADAS, como ficou a sua. :D

    ResponderExcluir
  2. Se olharmos para o caso destinação de políticas públicas, realmente vamos nos enfezar com nossa cidade que precisa de melhor zelo, mas a politicagem atrapalha. Estamos sob as rédeas de um governo ditatorial, comandado por um cidadão que desconhece e realidade de Capanema. Isso mesmo! precisamos colocar nossa indignação em prática e até nos enfezarmos. O cantor Júnior Rêgo, de forma irônica, porém verdadeira, canta o samba de um boco carnavalesco e se refere aos "carralos", cujos resíduos enfezados fazem parte do resultado do desleixo de quem deveria cuidar melhor e não tem compromisso com a dignidade do povo. No quesito limpeza, nossa cidade até que recebe bom tratamento, mas a ação desenfreada dos animais soltos nas ruas, nos deixa preocupados e revoltados.

    ResponderExcluir
  3. O problema maior é que muita gente acha que o tempo novo já chegou, imagina se isso continuar por mais quatro anos, aí meu cumpade, você não ficará enfezado somente pelas fezes, mas com os buracos, sem praça de esporte, sem saúde pública e educação de qualidade, isso para não falar da pouca vergonha sobre o matadouro, o PAM, O IPAC e, .... PQP agora quem tá enfezado sou... chega... Valeu Hadson.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do seu senso de humor... Afinal de contas, pra que ser enfezado? kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Acredito que todos, assim como eu, ficamos realmente enfezados, ao vermos nossa querida cidade remontada aos moldes da escravocrata sociedade do século passado... Não se assustem se verem algum escravo (do século XXI) pelas ruas de Capanema, com baldes, não cheio de fezez, desta vez, de outra sujeira qualquer de nossos gestores municipais. Parabéns pelo texto Hadson Sousa!

    ResponderExcluir